19h15 AUTOGRAFIA (103 minutos), com Valter Hugo Mãe e Rui Catalão
Com este documentário, pretende-se retratar não o poeta e pintor Mario Cesariny, mas sim a sua vida, o seu percurso e a sua individualidade. Sendo este um trabalho que vive sobretudo das questões colocadas (ausentes) e das respectivas respostas, optou-se por assumir, como fio condutor, um dos seus poemas – «Autografia» – que servirá de mote, através da sua análise, para as questões intencionadas, de modo a que o filme assuma um carácter intimista, estabelecendo-se um diálogo entre quem o vê e quem é retratado. Neste documentário/registo existem vários planos: o de análise do poema; o das respostas; o do seu trabalho (exposto na sua intimidade) e o da nossa própria interpretação; uma espécie de respigar/reciclar de citações e de conteúdos que acabam por nos permitir uma apropriação de Mário Cesariny. Documentário, 103 minutos.
21h30 CURTAS (65 minutos), com Rui Pereira
«Segunda-feira»: Uma mulher, angustiada por uma espera, isola-se em casa. Do outro lado, um homem procura tranquiliza-la por telefone, mas apenas a vacuidade dos programas televisivos matinais a distrai e a obsessão por um filme a distraem. A notícia finalmente chega. Fic., 12’. Parte integrante do projecto «Diagnóstico», um conjunto de quatro curtas-metragens filmadas e montadas em 24h.
«Zarco»: «Basta a miséria de um miserável para que todos sejamos miseráveis.», Teixeira de Pascoaes. Experimental, 5 minutos. Encomenda para a Expo Zagaroça.
«Curso de Silêncio»: É um filme baseado no universo imagético de Maria Gabriela Llansol que, ao seguir o seu processo de construção narrativa, explora a chamada «cena fulgor». O núcleo das cenas fulgor pode ser uma imagem, um pensamento ou um sentimento. Não nos encontramos pois perante a realidade na sua totalidade mas antes perante o que deveria ser o cerne dessa realidade. Experimental, 28 minutos. Um encomenda para o festival Temp des Images e Circular Festival de Artes performativas em parceria com o CCB. Co-realizado por Vera Manteiro.
«Dedicated to the one I Love»: Um jogo de tempos e uma reflexão sobre a morte num breve minuto. Experimental, 1 minuto.
«Concerto para Cesariny»: A convite do compositor Joaquim Pavão, Miguel Gonçalves Mendes utilizou material inédito de «Autografia» para criar uma curta-metragem experimental a partir versão do documentário. Baseado nos poemas-colagem de Cesariny, trata-se de uma composição de imagens em movimento que acompanhou este concerto de homenagem. Experimental, 16 minutos.
Comentários