"Hoje em dia há mais respeito nas rodagens", avaliou Léa Seydoux no Festival de Cannes, cujo segundo dia decorre com o foco nas mulheres.
Essa evolução, disse a atriz francesa, foi graças ao movimento #MeToo e ao clima de perseguição de agressões sexuais no cinema.
"Vejo que há respeito nas rodagens, não há mais aquela familiaridade, mesmo para as cenas íntimas. Sinto essa mudança global, o respeito está mais presente", declarou Seydoux durante a conferência de imprensa de "'Le Deuxième Acte", de Quentin Dupieux, que abriu o 77º Festival de Cannes na terça-feira.
"O filme também brinca com isso, também fala desse movimento de tomar a palavra, que era fundamental. Também sou testemunha dessa mudança, fui uma atriz antes e agora vejo o depois", destacou a atriz, que excecionalmente partilhou uma Palma de Ouro por "A Vida de Adèle" em 2013 juntamente com a sua colega Adèle Exarchopoulos e o realizador Abdellatif Kechiche.
Pouco depois dessa rodagem, ambas as atrizes denunciaram o caráter do realizador durante as centenas de tomadas para uma mesma cena, o que lhes valeu uma inimizade duradoura.
Adèle Exarchopoulos, de 38 anos, cujo primeiro grande papel foi aos 19 anos, falou em "dez dias completos de rodagem" para a cena de sexo, muito longa e muito crua.
"Embora tenha tido alguns contratempos, fui uma atriz que teve muita sorte no início. Trabalhei com pessoas, fui respeitada de alguma forma, bem, mais ou menos...", ressaltou.
"Não posso me comparar com algumas que passaram por coisas muito graves", acrescentou.
Também destacou que o seu estatuto de atriz reconhecida a "protege".
"É mais difícil quando se é uma atriz jovem. Quando se é vulnerável", enfatizou.
Seydoux trabalhou em dois filmes de James Bond, um da saga "Missão Impossível" e em "Dune 2", com realizadores como Wes Anderson, Xavier Dolan ou Bruno Dumont.
A atriz é uma das mulheres que denunciaram em 2017 o comportamento do ex-produtor de Hollywood Harvey Weinstein. Também havia contado ter recebido avanços sexuais de realizadores com os quais trabalhara.
Comentários