Era um dos influentes directores de fotografia de todos de todos os tempos e um dos poucos com direito a estrela no Passeio da Fama: o norte-americano Haskell Wexler, que trabalhou em filmes como "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" e "Voando Sobre Um Ninho de Cucos", morreu este domingo, aos 93 anos, em Santa Mónica, Califórnia.
Com uma carreira em Hollywood com mais de 50 anos, Haskell Wexler trabalhou com nomes como Elia Kazan, George Lucas, Mike Nichols e Milos Forman.
De acordo com a família, o diretor de fotografia morreu durante o sono.
Haskell Wexler venceu por duas vezes o Óscar de melhor fotografia, em 1966, pelo filme "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", de Mike Nichols, e, uma década depois, com "Caminho da Glória", de Hal Ashby.
O diretor de fotografia foi também responsável pela imagem de "América, América" (1963), de Elia Kazan, "O Caro Defunto" (1965), de Tony Richardson, e o Óscar de Melhor Filme "No Calor da Noite" (1967), de Norman Jewison, com quem fez logo a seguir "O Grande Mestre do Crime" (1968).
"O Regresso dos Heróis" (1978), de Hal Ashby, "Los Angeles a Ferro e Fogo" (1988), de Dennis Hopper, "Blaze, Amor Proibido" (1989), de Ron Shelton, e "Operação Toucinho Canadiano" (1995), de Michael Moore, foram outros títulos da sua carreira.
Trabalhou ainda em "O Vigilante" (1974), antes de ser despedido por Francis Ford Coppola, e ajudou a terminar a rodagem de "Dias do Paraíso" (1978), de Terrence Malick, com que Nestor Almendros ganhou o Óscar.
Teve ainda trabalho não creditado em "Rostos" (1968), de John Cassavetes, e foi consultor em "American Graffiti: Nova Geração" (1973), de George Lucas.
Como realizador e argumentista, Haskell Wexler dirigiu vários filmes, entre os quais "Medium Cool" (1969), rodado durante a convenção nacional dos democratas, em 1968. Politicamente ativista, foi responsável pelas imagens de "Interviews with My Lai Veterans" (1971), de Joseph Strick, documentário premiado com um Óscar sobre os massacres de My Lai, durante a Guerra do Vietname.
Em 1993 venceu um prémio de carreira atribuído pela Associação de Diretores de Fotografia dos Estados Unidos.
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